Até o momento, o governo do Reino Unido não divulgou a validade de permissão da ETA. Entretanto, como a autorização é baseada no sistema de imigração dos Estados Unidos, provavelmente, ela será válida para Viajantes que quiserem visitar o Reino Unido serão obrigados, em breve, a solicitar uma permissão para entrar no país. A Autorização Eletrônica de Viagem (ETA – da sigla em inglês) foi lançada neste ano e deve ser implementada até o fim de 2023, inclusive para visitantes brasileiros e europeus.
A exigência da ETA começou a ser planejada após a saída do Reino Unido da União Europeia. Na prática, a autorização é um formulário que o turista deverá preencher pela internet antes da viagem. A partir disso, ele receberá ou não a permissão para entrar no Reino Unido. Por enquanto, a solicitação da ETA está disponível apenas para viajantes de países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC). O governo ainda não divulgou se haverá algum tipo de cobrança para fazer a ETA e nem a data em que o formulário passará a ser exigido aos brasileiros.
Conforme a secretária do Interior, Priti Patel, a medida tem como prioridade a segurança das fronteiras com o Reino Unido, pois oferecerá informações de migração mais precisas. O programa ETA faz parte do plano do governo de digitalizar totalmente suas fronteiras até 2025.
“Ao lançar ETAs, podemos garantir que todos que desejam viajar para o Reino Unido tenham permissão para fazê-lo antes da viagem e recusar aqueles que representam uma ameaça.”
Até o momento, o governo do Reino Unido não divulgou a validade de permissão da ETA. Entretanto, como a autorização é baseada no sistema de imigração dos Estados Unidos, provavelmente, ela será válida por pelo menos dois anos.
Atualmente, a maioria dos visitantes que não precisam de visto podem permanecer no Reino Unido por até 6 meses – incluindo brasileiros.
Os viajantes devem atender a todos os requisitos da ETA UK para viajar sem visto. A ETA será apenas para visitas curtas ao Reino Unido para fins de turismo, negócios ou trânsito o menos dois anos. Atualmente, a maioria dos visitantes que não precisam de visto podem permanecer no Reino Unido por até 6 meses – incluindo brasileiros. Os viajantes devem atender a todos os requisitos da ETA UK para viajar sem visto. A ETA será apenas para visitas curtas ao Reino Unido para fins de turismo, negócios ou trânsito.