Estamos na “crise mais profunda” para o segmento de viagens, o déficit de 2021 está em 41 bilhões no segmento aéreo, com 50% de redução na América Latina. Entretanto, analisando o comportamento da demanda, este cenário tem mudança importante nas últimas 2 semanas, onde o número de busca e vendas global aumentou. Acredita-se numa ‘retomada’ positiva no final do terceiro trimestre ou início do quarto.

 

O consumidor está sim procurando viagens, temos uma população desgastada, a retomada do lazer programado, em família, é a tendência atual e mais imediata. As famílias programam viagens em períodos de menor custo, podendo ser durante a semana, e as pessoas trabalham “home office”.

 

 A virtualização tem grande impacto para o segmento, porém, o relacionamento e os protocolos fazem manter as reuniões presenciais, eventos e outros.

 

  • Empresas que viajavam para treinamento de equipe – Redução brusca, tende a manter treinamentos online.
  • Empresas com viagens para relacionamento, palestras, negócios – Retomada já identificada.

 

Em meio a tantas mudanças do cenário as medidas de segurança e proteção vem sendo cautelosamente revistas. O “voo simples” - Um programa que atualmente contempla mais de 60 ações da ANAC em parceria com o Governo Federal para simplificar e desburocratizar o setor de aviação civil brasileiro, com foco na aviação geral, é um perfeito exemplo. O programa traz medidas que ajudam a reduzir os custos do setor, os impactos causados pela Covid-19 e geração de empregos. As iniciativas são constantemente revistas e novas ações podem ser incorporadas ao programa.

 

A tecnologia e inovação vem sendo o maior foco para o nosso segmento, projetos como passaporte verde ou de saúde para facilitar a entrada nos países, ambiente totalmente touch e biometria são alguns dos projetos já em andamento. Embarcar por biometria já não é algo distante, viva a tecnologia!

 

É um momento de reconstrução, para mais uma transformação e a tecnologia vem para agregar o nosso segmento e não substituir. Em suma, a perspectiva é positiva. As agências devem continuar protegendo o cliente com relação a segurança sanitária do produto e não devem normalizar a situação, mas manter todas as precauções e análise com fornecedores para transmitir segurança.

 

A Alltour além de manter todos os protocolos interno e junto aos fornecedores, tem buscado melhorar a experiência dos clientes e trabalhado em novos projetos para agregar nas viagens sejam a negócio ou lazer.