A União Europeia implementará, gradualmente, o Sistema de Entrada/Saída (EES) para substituir o tradicional carimbo de passaporte em passagens de fronteiras do Espaço Schengen. Esse novo sistema será adotado por 29 países europeus, incluindo Espanha, Itália e Alemanha, mas não pelo Reino Unido
Cronograma:
- A transição começa em 12 de outubro de 2025.
- A previsão é de que seja concluída até 9 de abril de 2026. Até lá, o carimbo manual continuará sendo emitido.
Como vai funcionar:
- Serão coletados dados biométricos dos viajantes (foto facial e impressões digitais) no momento da entrada e saída do Espaço Schengen.
- O sistema armazenará nome, data de nascimento, o local e horário das travessias, tipo e número do visto, além de registros de eventuais recusas de entrada.
- O objetivo é automatizar e modernizar os controles, melhorar a segurança e simplificar o monitoramento da duração da estadia, evitando fraudes e entradas além do permitido.
- O EES será obrigatório para cidadãos de fora da UE, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça que tenham estadias de até 90 dias (a cada 180 dias).
Futuro próximo:
- Ainda está prevista a implementação, no último trimestre de 2026, do Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens (ETIAS).
- O ETIAS exigirá uma autorização eletrônica — para países que atualmente não precisam de visto (como o Brasil) — com custo estimado de 20 euros.